sábado, 23 de abril de 2016

Dicas na hora de comprar seu óculos de grau - Comprando um óculos pela primeira vez

Tenho 33 anos de idade, e descobri que terei que usar óculos de grau.
Como tive que fazer a compra pela primeira vez, aproveito para dar dicas para não ser TÃO ENGANADO nesta hora.
(PS: Não sou especialista, mas aprendi algumas coisas com essa experiência, desculpem minha ingenuidade, mas se estão na mesma situação, a dica é válida).

Primeiro, comprar óculos é como comprar produtos de vendedores ambulantes, eles ficarão com uma calculadora te vendendo descontos e vantagens o tempo todo.
Me senti frustrado e enganado na hora de escolher um óculos. Primeiro descobri que de uma ótica para a outra, um mesmo modelo de armação pode variar de preço em 100 reais ou mais.
Depois percebi que o vendedor SEMPRE começa te mostrando as armações mais caras e modernas, aí depois de tu curtir alguma, tu descobre que ela custa 800 reais ou mais. Aí com o susto tu pede para ver as mais baratas ou "mais em conta". Percebendo a diferença do design e da qualidade, ficando tentado a comprar uma marca mais cara (Lógica de vendedor, que se tu não quiser dançar essa música, precisa chegar e dizer: Quer ver as armações mais simples primeiro, prefiro investir mais na lente).

Em segundo lugar, depois de ver alguma armação legal dentro do teu orçamento (Indico na faixa entre 200 e 300 reais, sem marca famosa, mas de boa qualidade) chega a hora de escolher o tipo de lente. Aí tu fica na mão do vendedor, pois apensar de serem tabeladas, os vendedores começam a te convencer a comprar as armações caras para ganhar desconto na lente. Ou seja, NENHUM PREÇO oferecido é real, todo ele é pensado para jogar com o cliente depois na hora da negociação. Só para ter uma ideia, escolhi uma armação simples e em conta, uma lente não tão yeah e nem tão simples e o preço que era de 600, passou para 540 à vista, no final, pagando em dinheiro ficou por 430 reais).
Mas para quem leu até aqui, vem a dica mais importante. Não só é necessário ficar negociando e chorando preço (algo que eu detesto, sinto que é perder tempo, pois se a loja é bacana, ela já te oferece o melhor preço de cara para não te perder). Descobri que o prazo de 2 dias ou de 7 dias É A MAIOR MALANDRAGEM que existe.

Existe uma promoção em algumas lentes que funciona assim, se tu comprar essa lente de marca X, tem direito a ganhar uma segunda lente pela metade do preço. O vendedor só te diz isso se tu começar a negociar com força. Aí perguntei pq algumas óticas pedem 7 dias de prazo e outra o óculo fica pronto em 24hs, aí a vendedora me confessou: Pq aí a loja tem mais tempo de vender a mesma lente para outro cliente e embolsar 50% do valor da segunda, sem nem oferecer isso para nenhum dos dois clientes. SURREAL. Ou seja, falam em crise, mas na real o lance é o seguinte: Se colar...colou... tem as promoções e poderiam baixar os preços direto para incentivar a concorrência, ao invés disso, mantém os preços inflacionados, e se fazem de bons vendedores baixando o preço, sempre tentando te enganar e embolsar um lucro maior.