domingo, 1 de fevereiro de 2015

Arqueologia do futuro - Nosso lixo, ou o que deixaremos de vestígios da nossa própria existência?




            Pensando rapidamente sobre a nossa existência como animais pensantes, me questionei esses dias: Se a humanidade entrasse em extinção, o que deixaríamos de rastros arqueológicos? Em outras palavras, o que seria possível de ser encontrado por outras civilizações futuras, que fosse capaz de contar nossa história? A resposta é muito preocupante: Lixo, muito lixo.
           Se pensarmos que as civilizações passadas nos deixaram uma infinidade de vestígios e que graças aos arqueólogos, descobrimos que muito da história de uma civilização extinta à séculos, é reconstruída pelos seus "restos", podemos pensar, o que será então de nós?
      Parte de minha formação foi realizada em disciplinas de Antropologia. Esta ciência  "namora" em muitos momentos com a arqueologia, e para muitos que não são "nativos" das Ciências Sociais, é motivo de  grande confusão. (Sem falar no famoso caso do personagem Indiana Jones, ora chamado de Antropólogo, ora de Arqueólogo). 
    Penso muito em nossa civilização e a nossa assustadora falta de senso de produção, consumo e descarte. Colocamos fora coisas que no momento da compra, são objetos dignos de desejo, de prazer e de extrema necessidade. Mas que rapidamente perdem o sentido, saem de moda ou são superados por outros ainda mais "legais". Imagino que cada vez mais colocaremos no "lixo" objetos que de tão estúpidos que são, em poucos anos, se transformam em coisas dignas de vergonha. Imaginem a próxima civilização procurando importantes achados históricos sobre a nossa populosa civilização e acabarem encontrando coisas do tipo: 

Silicone
Crocs
Pau de Selfie
Seria possível pensarmos que somos REALMENTE uma civilização do conhecimento? Na minha humilde opinião, acredito que nosso lixo entregaria o que temos de mais superficial e  contraditório. Destruímos nossos recursos, matamos tudo da forma mais absurda, inclusive nossa própria espécie, para manter um padrão de vida tão estúpido, que precisamos nos cercar de lixos sintéticos para construir algum sentido de existência no mundo. Mas não basta algum lixo, somos cercados de montanhas de lixo. Mas nos vangloriamos por viver em busca de conforto e inflamos nosso peito para dizer: Eu sou civilizado! 
Se pudesse deixar um desenho nas nossas modernas "cavernas", buscando  representar nossa existência atual, acredito que a figura abaixo seria uma ótima ilustração do nosso  curto tempo de existência neste planeta. 



Mas não se preocupe, basta tomar um novo "banho de loja", desligar seu computador que amanhã todo o seu consumo fará sentido novamente. Pois é sempre mais difícil questionar e repensar suas atitudes, o melhor mesmo é ser aceito como mais um no meio de uma multidão de seres "moda-racionais". E não é? E então, qual será seu próximo lixo da moda?