quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O mito compartilhado da fé no "Proletário Madrugador"





Essas falsas promessas, ilusões manipulatórias que transformam lógicas cristãs: "Deus ajuda quem cedo madruga", e transformam rapidamente em "O dinheiro chega para quem trabalha muito". Sempre lembrei do Padeiro, do Carteiro, o antigo leiteiro e muitas outras profissões que são espaços livre de exploração do trabalhador que em sua esmagadora maioria, trabalha para sobreviver (E jogam seus sonhos na próxima geração, ou seja, seus filhos ou netos).

Em resumo, ficar rico dentro da mesma geração trabalhando é um sonho absurdamente difícil, não só pq as exceções acontecem, mas pq está dentro da própria lógica de funcionamento do Capitalismo.
Ter pai ou família rica, ter boas relações sociais com pessoas com poder, ter família que te permita estudar, ter sorte talvez sejam motivos mais frequentes que o mito do "rapaz pobre que com trabalho ficou rico". Mas é inegável que trabalhar e estudar te apontam para um caminho de honra e aumentam suas oportunidades, Mas precisamos ser honestos e críticos parando de compartilhar inverdades. Para concluir, digo: OPORTUNIDADES SÃO MAIORES QUE QUALQUER DINHEIRO OU FORTUNA. Viver é melhor que se achar vencedor de jogos injustos, o segredo é buscar realizações maiores que o seu Ego, é pensar no coletivo. Os que acreditam na fama e fortuna, sigam tentando e legitimando os "vencedores" ID!